Por Adolph Klindemberg (tradução do Who Farted)
O detonador geralmente possui um retardador, para que haja tempo para a fuga do local antes da explosão.
Detonadores e Retardadores podem ser moldados à base de atraso e detonação física, tais como pavios, podem ser "estartados" por impulsos elétricos e atrasados por contagem eletrônica pré-programável, ou as bombas podem ser montadas com detonadores por gatilhos de evento, tais como uma mina que dispara ao ser pisada, ou uma caixa bomba que dispara ao ser aberta.
Entendendo-se o mecanismo tríade de explosivo, detonador e retardador, é fácil entender que para desarmar uma bomba é necessário que se desfaça o contato entre detonador e explosivo, antes que o retardador acione o detonador.
Outra opção de desarmamento é o aceleramento controlado do retardador, quando existir esta possibilidade. Neste caso, leva-se a bomba até um local seguro e preparado para suportar uma explosão, sem crianças, nem mulheres ou animais domésticos por perto, e se dispara o explosivo antecipadamente - ou se espera que o retardador detone o explosivo a seu tempo.
Mas levando-se a primeira opção como a solução mais segura nos casos em que detonar ou remover a bomba possa ser um risco maior, é preciso se identificar os pontos de contato do detonador com o explosivo.
Em caso de detonação física por fogo e pavio, basta cortar o pavio entre a chama e o explosivo (mas seja rápido e preciso).
O contato eletrônico já exige mais cuidado. Geralmente, existem 3 fios, sendo um azul, um amarelo ou preto e um vermelho, conectados ao explosivo. Corte qualquer um deles. Você sempre terá 30 porcento de chances de explodir junto com a bomba, mas dependendo da situação, 70 porcento de chances de sobrevivência valem o risco.
Caso você tenha mais 3 amigos por perto, pode experimentar cortar os 3 fios ao mesmo tempo, deixando cada um de seus amigos com um alicate de corte em posição adequada, enquanto você vai para uma distância segura da bomba e sinaliza o momento em que todos os três devem cortar os fios sincronizados.
Neste caso, você tem 100 porcento de chances de escapar ileso, mesmo que a bomba exploda.
Nos casos em que a bomba funcionar por gatilho, a melhor opção é mesmo a explosão controlada. Para identificar onde está o gatilho, afaste-se até uma distância segura e solicite que um ajudante faça testes práticos. Nos pontos do objeto que forem tocados e remexidos e não houver explosão, o objeto está seguro.
Como você pode ver, desarmar uma bomba é uma tarefa relativamente fácil, principalmente se você puder contar com alguns amigos.
O mais importante, e também a tarefa mais difícil, é saber onde existe uma bomba, ou imaginar que alguém tenha motivos para acionar uma bomba.
Mas se nada explodir, não tem bomba.
Ala, gostaria de acessar o conteudo original, teria como vcs me enviaren
ResponderExcluirAla, gostaria de acessar o conteudo original, teria como vcs me enviaren
ResponderExcluirAla, gostaria de acessar o conteudo original, teria como vcs me enviaren
ResponderExcluir