Who Farted? - O Blog.

O Who Farted é meu blog infame de conteúdo absolutamente pessoal e intransferível, no qual publico pequenos pensamentos de filosofia nonsense de boteco e pequenas fantasias de realidade fantástica (ficção), reflexões insanas e fartológicas.

Aqui solto meus fantasmas e exponho livres pontos de vista sobre um universo maluco que me cerca.

Who Farted é meu psicanalista, meu diário, minha carta aberta a meus amigos e amigas.

11 agosto 2007

A Doce Arte do Não Saber

Ainda ontem, um grande amigo meu, um daqueles caras bons de conversa e bastante carismático, me parou na calçada para bater um papo (como fazem as pessoas que moram em interiorzins como esse aqui) e aproveitou a oportunidade para tentar me converter para a sua religião (ou quase isto).

Claro, porque não? Estas conversas são sempre inteligentes, e merecem ser ouvidas.

Então, passamos umas boas duas horas conversando sobre a vida, meus possíveis problemas com áuras e cores, minha hiperatividade falsa causada por energias carentes do espírito santo... Whatever... ;/

Como você já deve imaginar, sendo um Whofartediano ou Whofartediana de carteirinha, eu não fui convertido ao final desta avalanche de boas sacadas filosóficas e espirituais, mas consegui alguns bons insights interessantes a respeito da capacidade humana de ignorar para aceitar.

Pra início de conversa, resolvi prestar atenção no fato de que não há nada mais esnobe, egocêntrico e pretensioso do que a tal da humildade do evangélico (hmmmpf...).

Imagine o que é alguém dizer: "Tudo o que consegui foi graças à vontade de Deus".

O que uma pessoa destas está dizendo é, em suma, que dentre milhões de seres humanos e desumanos, animais, insetos, peixes, micro-organismos criados pelo seu Divino Deus, ele, apenas ele e alguns poucos escolhidos, receberam privilégios divinos, por serem melhores em alguma coisa, e mais merecedores do que todo este resto de vida que atrapalha o bom funcionamento do planeta.

Puxa... Humilde, pra mim, é quem assume que humildemente está trabalhando pelo seu próprio sucesso, para justificar sua existência neste mundaréu de gente.

A propósito, vale ressaltar que este foi apenas um insight... Meu carismático amigo não usou em nenhum momento este tipo de argumento, e por isto recebeu meu respeito e atenção.

Contudo, entramos numa curta e rápida discussão a respeito da veracidade ou não das informações contidas na Bíblia. Afinal, poderia realmente aquele texto ser considerado "a palavra de Deus", ou apenas um livro de recortes parabólicos montado de acordo com interesses político-religiosos?

Minha opinião, ultimamente tem sido a seguinte: "Quem realmente se importa?".

Tenho sido um grande entusiasta da Arte do Não Saber, formulada por Higoletfsgsh Hjuirtfs, Filósofo Neo-Caretista da Huzululândia do Terceiro Continente.

Explicando...

Um dia antes deste Sermão da Calçada, após o ensaio da minha já citada banda de blues, meu amigo místico e tecladista El Gustav Keyboardman resolveu me acompanhar a uma loja de conveniência em um posto de gasolina perto da minha casa, em busca de um bom sanduíche de R$6,00 e uma Coca-Cola de R$2,00, ambos com possível gosto de plástico...

Ao estacionar o carro, percebemos uma bicicleta com um bagageiro estranho em forma de casinha, com uma chapa quente (isso mesmo... Chapa de lanchonete), estacionada ao lado, com uma destas figuras místicas da noite, vendendo sanduíches feitos na hora, com suco grátis (ah doce mistério do suco grátis) por apenas R$3,00, com recheio de calabresa, bacon, presunto, salada, queijo, e mais um monte de guloseimas daquelas que amedrontam tanto quanto são gostosas.

Pensamos... "porque não?"... E o sanduíche estava realmente ótimo.

Moral da história: É preciso Não Saber como aquelas carnes foram preparadas, onde mora o vendedor, quando foi que aquilo tudo saiu da geladeira, assim como é necessário se ignorar os processos biológicos que acontecem numa maionese de rua, para se curtir o sanduíche.

A Arte do Não Saber considera que:

  1. Para curtir um restaurante é preciso nem querer saber onde fica a cozinha
  2. Para curtir um relacionamento é melhor nem saber o que acontece quando você não está por perto.
  3. Para curtir uma boa praia é melhor não saber onde fica o cano do esgoto.
  4. Etc... Etc... Etc...
Da mesma forma... Quem se importa sobre quem escreveu um texto, se ele lhe é útil de alguma forma?
É isto que se chama fé, sabia? (acreditar sem pedir provas).
Parece escandalosamente burro falar assim num mundo que vive em busca do saber, mas justiça seja feita: O segredo da felicidade pode estar na Arte do Não Saber.
Então, aqui segue uma lista de algumas coisas que você não vai querer saber:


  • A fórmula da Coca-Cola
  • A receita da salsicha em conserva
  • Qual foi a melhor transa da sua namorada
  • Percentagem de pedaços de insetos aceitos numa barra de chocolate
  • Número de baratas residentes na sua casa
  • Distância média do rato mais próximo de sua cozinha
  • Quantidade de micro organismos nocivos que passam por seu corpo todos os dias
  • Onde fica o corredor das cozinhas da praça de alimentação do Shopping Iguatemi
  • Onde foi fabricada a sua calça da Diesel
  • Deus existe?
  • O amor existe?
  • Papai Noel Existe?
  • O Lula é um cara honesto?
  • Alguém percebeu que você soltou aquele punzinho silencioso?
  • Como será sua velhice
  • Quem será seu par perfeito
  • Se aquilo que você sentiu no seu pé, no cinema, era rato, barata ou apenas um pedaço de saco de pipocas.
  • Quando foi e como aconteceu o último banho daquela gata que você levou pra casa naquela noite, e rolou de tudo
  • O mesmo, para o caso de você preferir homens.
Ah... Se preferir, me ignore. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário