Who Farted? - O Blog.

O Who Farted é meu blog infame de conteúdo absolutamente pessoal e intransferível, no qual publico pequenos pensamentos de filosofia nonsense de boteco e pequenas fantasias de realidade fantástica (ficção), reflexões insanas e fartológicas.

Aqui solto meus fantasmas e exponho livres pontos de vista sobre um universo maluco que me cerca.

Who Farted é meu psicanalista, meu diário, minha carta aberta a meus amigos e amigas.

05 setembro 2010

Mais dos 80


Já que faz tempo que não posto por aqui uma dica boa de música, vamos logo caprichar.

Ninguém vive só de Rock Pauladanamulera e Blues.

É incrível mesmo como muita coisa foi esquecida do chamado "pós-punk", definição de bandas que saíam da simplicidade absoluta das garagens para viagens mais elaboradas, que incluia a moçada Dark (Gótico), a New Wave, e uma batelada de bandas do chamado New Folk, que viria a desaguar nos Smiths, Everything Bu The Girl (êeeta) e companhia.

E brincando de buscar videos no Youtube das bandas que eu devorava na adolescência, de repente me deparei de novo com o escocês Roddy Frame, ou Aztec Camera, sua banda, a primeira banda que realmente me conectou ao folk e ao country e me fez ir fundo no trabalho de gente como Johnny Cash.

Quando surgiu, o carinha parece que tinha 17 anos, ou algo assim, com aquele jeitão de british fag que imediatamente o desconectava de seu possível maior público (country music), e umas composições absurdamente maduras e comoventes de mais para o público adolescente.

A gravadora tentou vender como New Wave, mas não colou. Daí tentou dizer que era Dark, mas também não colou, e acabou virando uma coisa à parte mesmo, meio cult.

Se você algum dia na vida curtiu Elvis Costello, ou mesmo The Smiths, as baladas do Radiohead, ou vamos logo chamar Elvis, porque não, e gosta daquelas canções melancólicas e ácidas boas para ouvir no momento fossa dor de cotovelo, vá fundo na internet pra baixar tudo do começo de carreira do Aztec Camera, principalmente os dois primeiros álbuns High Land Hard Rain e Knife- mas não faz mal nenhum ouvir os outros, mesmo quando soam excessivamente FM ou forçosamente "alegrinhos aos 80", pois a canção está ali, intacta, para ser tocada no violãozinho num luau ou ao lado da fogueira.

Essa era uma das bandas que deveriam ter ficado para as próximas gerações, mas... Tchuuun.

Caramba, ouve só isso... Alguém precisa voltar a divulgar estas coisas.

PS.: Vai de bônus um video do Everything But The Girl, pra quem só os conhecei na época eletrônica dos anos 90, e precisa saber quem eram estes caras nos 80.



2 comentários: